Vinícola Máximo Boschi

Agendamento e Informações

Loja

GASTRONOMIA COM INSPIRAÇÃO NA NATUREZA

É na Serra Gaúcha, sua terra Natal, que o chef Rodrigo Bellora empreendeu, há quase 15 anos, com o restaurante Valle Rustico. Um espaço em meio a natureza, que inicialmente servia pizzas no jardim para amigos e que hoje é referência de menu degustação na região e é recorrente nas listas de melhores restaurantes do país.

Como forma de pensar e criar a gastronomia, Bellora idealizou o conceito Cozinha de Natureza, onde busca valorizar os ingredientes da região, os produtores locais e fomentar o protagonismo da qualidade do ingrediente no prato, aliado a técnica e serviço. "Foi na Natureza que busquei um diferencial, trabalhando com ingredientes simples porém incríveis", destaca o chef. O movimento Slow Food foi também inspirador para o chef que passou a pensar em sabores buscando os saberes da cultura, conhecendo produtores próximos e resgatando alimentos e preparos.

.
.

O Cozinha de Natureza se apresenta de diversas maneiras, desde a utilização de ingredientes sazonais (da estação) até a inclusão de rede de produtores locais e a pesquisa de ingredientes culturais para a região onde o restaurante está inserido. Cultura e alimentação estão totalmente interligados, e por isso, manter sua filosofia de trabalho é o ponto mais importante para Bellora quando se trata de amplificar a sua gastronomia no Brasil e no mundo.

Nos últimos quatro anos, Bellora abriu outros quatro restaurantes na Serra Gaúcha: o Guaraipo e a Tubuna (com nomes inspirados nas abelhas nativas que são outra grande bandeira em seu trabalho), e mais recentemente o Apino e a Grimpa, ambos no Vale dos Vinhedos. "Cada espaço tem sua identidade e propostas diferentes, mas conecto elas exatamente quando falo do ingrediente e preparos artesanais", afirma.

Atualmente, além dos seus cinco restaurantes, Bellora também assina os menus dos restaurantes do grupo Casa Hotéis: Wood, Alma RS, Bistrô da Varanda, La Caceria e Vinolab.

.
.

Exaltando o vinho da região

Assim como na gastronomia, Bellora acredita que a melhor harmonização possível para um prato é a cultural, ou seja, aproximar sabores locais com vinhos locais. "Não faria sentido o restaurante se preocupar apenas com os produtores locais ao nível de ingredientes, mas levamos a filosofia também para as cartas de vinhos e outras bebidas", frisa o chef.

É uma forma de valorizar os produtores e distinguir suas filosofias de trabalho e terroir, mostrando ao consumidor os grandes produtos que o vinho brasileiro nos apresenta.

"Trabalhar os vinhos da região, do Estado e do Brasil nas cartas, é uma forma também de se colocar em contato com os produtores e descobrir novos produtos, histórias incríveis sobre os rótulos. Temos grandes parceiros que foram evoluindo junto conosco, e hoje colocamos a Serra Gaúcha no cenário do turismo nacional por um trabalho coletivo de excelência", finaliza Bellora.

Grimpa e Apino
Grimpa e Apino

Conheça os restaurantes

Valle Rustico - @vallerustico / Guaraipo - Bar e Cozinha - @guaraipobarecozinha / Tubuna -@tubuna750 / Apino - Vinho e Cozinha - @apinovinhoecozinha / Grimpa - @grimpapizza

Rodrigo Bellora - @rodrigobellora
Rodrigo Bellora - @rodrigobellora

Veja outros posts

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail